sexta-feira, 14 de junho de 2013

Manifestantes fecham Eixo Monumental em Brasília

Fumaça próximo ao Estádio Mané Garrincha

Um grupo de cerca de 200 manifestantes fechou uma das principais vias de Brasília, na manhã desta sexta-feira, para protestar contra os gastos com a Copa do Mundo e pedir a construção de moradias populares. As seis faixas de um dos sentidos do Eixo Monumental foram bloqueadas por mais de uma hora, o que causou um grande congestionamento na região. Os manifestantes atearam fogo em pneus em frente ao estádio Mané Garrincha. Não houve confronto com a polícia.

O ato foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e contou com o apoio de entidades críticas à organização da Copa. Ao todo, dez ônibus foram deslocados para o centro de Brasília para levar os trabalhadores sem teto para o manifesto.

O grupo protesta ainda contra o superfaturamento das obras para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e a remoção de famílias para dar espaço aos eventos esportivos. Entre a lista de reivindicações está a construção de 150.000 moradias populares, a contratação de auditoria externa para as contas do estádio e a cessão de ingressos a preços populares.

Às 16h deste sábado, o Mané Garrincha será palco da abertura do evento-teste para o Mundial de 2014, com o jogo entre Brasil x Japão. Setenta mil pessoas devem assistir ao jogo. Estão programados novos protestos na região central de Brasília.