segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manifestantes atravessam Terceira Ponte em protesto de Vitória

Manifestantes em Vitória. (Foto: Juliana Borges/ G1ES)
A Terceira Ponte foi bloqueada pelos manifestantes, que saíram da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na noite desta segunda-feira (17). A via, que tem 70 metros de altura no vão central, liga a capital Vitória até a cidade de Vila Velha. Inicialmente, a organização do protesto previa uma passeata até a praça do pedágio. Durante todo o trajeto, a Polícia Militar apenas observou a ação do grupo. A estimativa é de que mais de 5 mil pessoas tenham aderido ao movimento.
De acordo com os organizadores, o manifesto, que acontece em outras capitais do país, é contra a criminalização dos movimentos sociais, a corrupção, a favor da tarifa zero do transporte público.
Na Avenida Fernando Ferrari, os manifestantes ocuparam completamente o sentido Serra ao Centro de Vitória. Alguns jovens soltaram rojões e foram repreendidos por participantes do próprio movimento. Eles também incentivaram os passageiros dos ônibus a seguirem a passeata. Durante o ato, houve um princípio de tumulto após um desentendimento entre um grupo de jovens e um passageiro. Na Avenida Nossa Senhora da Penha, a passeata parou por um período em frente ao prédio da Petrobras.
Manifestantes cruzam a Terceira Ponte. (Foto: Reprodução/ Rodosol)
Adesão
Várias pessoas confeccionam cartazes dentro da universidade. Os manifestantes cantaram o Hino Nacional por diversas vezes dentro do campus e a maioria veste preto. O trabalhador Giovani Moura, de 43 anos, é estivador e foi ao protesto. Ele diz que quer fazer diferente. “Só vejo os jovens se manifestando. Estou cansado de tanta corrupção e gostaria que os trabalhadores da minha idade também se mobilizassem”, disse.
Trânsito
A Guarda Municipal de Vitória indicou as avenidas Dona Maria Rosa, Maruípe e Leitão da Silva como opções de desvio do congestionamento. Segundo a guarda, no entanto, é possível que todas as pistas fiquem bloqueadas e, por isso, não se pode dar certeza quanto às vias disponíveis para caminhos alternativos.

Ponte
A terceira ponte possui 3,3 quilômetros de extensão, 70 metros de altura e 61 pilares. A ponte conta ainda com 250 postes e 250 lâmpadas instaladas. A praça de pedágio tem 15 pistas, sendo 12 pistas mistas manuais e 5 automáticas.