terça-feira, 18 de junho de 2013

Guarda Municipal tem como principal objetivo, promover o estreitamento das relações guardas/comunidade em Teixeira de Freitas


O Grupo de Cultura da Guarda Municipal tem como principal objetivo, promover o estreitamento das relações guardas/comunidade, onde o servidor municipal assume o seu papel de Polícia de Posturas, trabalhando de forma dinamizada assuntos relevantes à formação cultural da pessoa infanto-juvenil nos circuitos familiares e sociais. Ressaltando que é na convivência familiar que se constrói o caráter de um individuo, onde nem mesmo a ação mais forte de uma sociedade marginalizada é capaz de quebrar esse laço de afetividade. Ainda que a pessoa tenha certa inclinação ao que é ilícito, sempre vai prevalecer o que aprendera nos primórdios de sua vida. E foi nessa linha de raciocínio em que mais uma vez o Grupo formado pelo GM Leonidas, GM Amando e o GM Correia, apresentaram nessa semana, exatamente nos dias 10 e 11 de junho, para os alunos da Escola Municipal Rachel de Queiroz, o projeto intitulado “O Guarda Vai à Escola”.
A Escola Municipal Rachel de Queiroz, situada na parte central do município, atende em média 590 alunos, com idade entre 7 a 80 anos em três turno, e conta com um efetivo de mais ou menos 46 funcionários, incluindo 35 professores, ficando sob a direção de Willhan Souza de Oliveira, formado em Pedagogia e História, e na coordenação de Priscila Alves.
Bem humorada, a coordenadora também com formação em Pedagogia, explica o quão foi importante a passagem do projeto naquela instituição, e se comprometeu em dar continuidade às propostas do Grupo.
“A sensibilidade aconteceu! A medida que o grupo dão os exemplos, os alunos conseguem se identificar, eles conseguem se perceber nos exemplos. Um momento alegre, um momento festivo, quando eles conseguem conversar e interagir com o que está acontecendo. Um momento proveitoso, tanto para os alunos, quanto para quem conseguiu acompanhar”, diz Priscila Alves, que também opinou a inclusão dos temas que envolveram a problemática do Bullying e da Indisciplina, no projeto, por serem situações que infelizmente fazem parte do cotidiano escolar.
Os alunos do turno vespertino, tiverem apresentações musicais e teatrais, onde os Palhaços Pacheco (GM Correia) e Pachola (GM Amando), com irreverência ilustraram a crônica, “Meu reino por um pente” do poeta mineiro Paulo Mendes Campos, contando a história de um mero comprador de pentes e bem sucedido, onde sem seu cotidiano, precisa pentear os seus cabelos, e por mais que tenha muitos, nunca encontra um pente sequer, para realizar suas necessidades.
Colocando a culpa nos seus familiares pelo sumiço de seus objetos, deseja que nunca tivesse filhos, porém, quando percebe que os seus pentes na verdade sumira por sua irresponsabilidade, nota que na mudança que fizera em sua casa o possibilitaria de encontrar todos os seus pertences exatamente onde ele as deixou. Exaltando a mais linda das descobertas: Filhos, e pais, melhor tê-los!
Participativos, o corpo discente daquela instituição de ensino se identificou com a idéia proposta a eles, onde cantaram acompanhados de um violino e um violão, a canção composta por Roberto Carlos, “É preciso saber viver”.
Foi amestrada a importância da família como papel fundamental na construção da cultura no meio em que se vive e em sequência, a relevância entre presente e o futuro na vida pessoal e social de cada individuo.