sexta-feira, 14 de junho de 2013

Estudo, conclui que o que causa a menopausa nas mulheres são os homens.

O biólogo e especialista em genética evolutiva determinou que a menopausa é, na verdade, o resultado da seleção natural, já que de acordo com a pesquisa, os homens têm mostrado uma preferência por mulheres mais novas e fertéis. "É um processo de tudo ou nada, que tem sido acelerado pela preferência pelas mais jovens", explica Singh. 
Enquanto a teoria convencional defende que a menopausa evita que mulheres mais velhas continuem se reproduzindo, a conclusão do novo estudo diz que é a falta de reprodução que causa a menopausa. A "teoria da avó", por exemplo, defende que as mulheres "evoluem", se tornando infertéis após certa idade, para que possam ajudar na criação dos netos, melhorando a sobrevivência da família. "Como infertilidade pode ser evolução? 
É contrário a toda a noção de seleção natural, que escolhe a partir da a fertilidade, da reprodução e não para interromper esse ciclo", rebate o biólogo. 

A nova teoria atesta que, com o tempo, a competição entre homens de todas as idades por companheiras mais jovens deixou as mais velhas com muito menos chances de reprodução. De acordo com Singh, as forças da seleção natural estão concentradas apenas na sobrevivência da espécie, o que os faz priorizar as mulheres que estão em melhor momento para a reprodução.

 Após esse período, a seleção natural acaba com as mutações genéticas que trazem a menopausa, deixando as mulheres não apenas infertéis, mas também vulneráveis a uma série de problemas de saúde. 

A pesquisa ainda revela que se, historicamente, as mulheres escolhessem os parceiros mais jovens, a situação seria contrária, com os homens perdendo a fertilidade. "Essa teoria diz que a seleção natural não tem nada a ver com isso. Se as mulheres estivessem se reproduzindo durante todo o tempo, e não houvesse preferência pelas mais novas, elas estariam reproduzindo como os homens, por toda a vida", explicou o Singh. 

Ainda segundo o pesquisador, se a menopausa for realmente causada por estas razões, talvez possa ser revertida, evitando não apenas a perda da fertilidade, como também doenças que podem surgir com a instabilidade dos hormônios.