quarta-feira, 5 de junho de 2013

Três em cada quatro imóveis rurais contribuem para destruir natureza no Brasil


A maior parte das fazendas, sítios, chácaras, entre outros imóveis no campo do Brasil fere de alguma maneira o meio ambiente. Das 5,4 milhões de propriedades rurais do País, 4 milhões — ou três em cada quatro — contribuem para a destruição ambiental. Os dados são do Ministério da Agricultura e da ONG WWF-Brasil.

O desrespeito às Áreas de Preservação Permanente (APPs) - espaços naturais protegidos por lei federal que não podem sofrer intervenção humana - está entre as principais pendências das propriedades rurais. Poucas também cumprem a destinação de, no mínimo, 20% da área da propriedade para preservação, a chamada Reserva Legal, na qual são proibidas a agricultura e a pecuária.

Todos esses dispositivos estão previstos no Novo Código Florestal, em vigor desde 25 de abril de 2012. Contudo, avanços importantes previstos nele, como a criação de um Cadastro Ambiental Rural (CAR) para reunir dados e detalhamento das áreas de todas as propriedades rurais e o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), que estabelece ações para que os proprietários mantenham, recuperem ou recomponham as Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, ainda não foram colocados em prática.