sábado, 29 de junho de 2013

Confrontos entre policiais e manifestantes após fim do protesto pacífico em Vitória

 

Os vândalos pareciam ter dado uma trégua e cerca de cinco mil manifestantes foram às ruas protestar de forma pacífica na noite desta sexta-feira (28), em Vitória e Vila Velha. Durante a caminhada que saiu da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e terminou em frente à uma empresa de comunicação não houve registros de tumulto e confronto entre polícia e manifestantes.
No entanto, no final da passeata, alguns rojões foram disparados contra o prédio da empresa, mas não houve confrontos. Quando os manifestantes já tinham dispersado, um pequeno grupo atirou pedras contra as janelas do SENAI, na avenida Beira-Mar. Algumas vidraças foram destruídas.
Na Praça do Pedágio também houve princípio de tumulto quando manifestantes tentaram voltar para Vila Velha pela Terceira Ponte. Eles tentaram depredar novamente as cabines do pedágio. O tapume de uma delas foi retirado pelos vândalos.
Policiais chegaram a disparar balas de borrachas, gás de pimenta e a confusão dispersou. O grupo retornou para a Reta da Penha onde houve novos conflitos.
 
O protesto
 
Durante a passeata, os manifestantes fecharam por um período as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha. No trajeto, moradores piscavam as luzes dos apartamentos e soltaram balões brancos em solidariedade ao movimento.
Todo o percurso foi acompanhando por homens da Polícia Militar espalhados ao longo das ruas e avenidas por onde passou o protesto. Moradores de casas e apartamentos também se juntaram aos manifestantes em uma caminhada pacífica e ordenada.
Jovens, adultos, crianças e idosos caminharam por quase cinco horas. Na passeata, cartazes e bandeiras do Brasil e do Espírito Santo.Um grupo de capixabas saiu de Vila Velha em direção a Vitória pela Terceira Ponte. Eles ocuparam uma das pistas, mas o trânsito ficou interditado nos dois sentidos.
Antes de seguir para a rede de comunicação, a multidão se concentrou em frente ao prédio da prefeitura de Vitória. A Guarda Municipal ficou de prontidão para evitar atos de vandalismo.
Este foi o terceiro protesto da semana e, talvez pela grande quantidade de manifestações dos últimos dias, o número de participantes que aderiu ao movimento caiu em relação aos anteriores.