quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cientistas identificam restos de navio naufragado há 164 anos no México

Mergulhador observa destroços de navio HMS Forth encontrados no fundo do mar (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)
Um grupo de cientistas identificou os restos de um navio britânico naufragado em uma região marítima do México há 164 anos. Os destroços da embarcação, chamada HMS Forth, foram encontrados a uma profundidade de 18 metros no mar de Yucatán, segundo uma nota do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país.
A equipe de arqueólogos encontrou vestígios de caldeiras, máquinas, eixos, âncoras e hélices no fundo do mar, indicando que eram as peças de um navio. Foi feita uma pesquisa documental com jornais e revistas da época para identificar a ocorrência do naufrágio, aponta o INAH.
Mergulhador observa restos de embarcação no fundo do mar, no México (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)
A pesquisadora Helena Barba, uma das responsáveis pela pesquisa, disse que "os materiais da embarcação são muito similares [aos de outros] porque se tratavam de navios produzidos em série, como em uma linha de montagem".
O cálculo dos pesquisadores é que o HMS Forth pesava em torno de 1,9 mil toneladas. As características das peças metálicas indicam que a embarcação era destinada a transportar correspondências.
Objeto que fazia parte de navio britânico naufragado próximo ao litoral do México (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)
Objetos que eram parte de embarcação HMS Forth, naufragada há 164 anos (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)