sexta-feira, 21 de junho de 2013

Chuvas deixam 2 mortos, 148 desabrigados e 502 desalojados no PR

Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Regiões que ficam próximas a rios de Curitiba foram as mais afetadas por alagamentos, que deixaram o trânsito lento na capital
Pelo menos 13 cidades registram estragos devido a chuva que atinge o estado desde a última quarta-feira (19). Os dados são da Defesa Civil do Paraná, que registrou, até o início desta sexta-feira (21), duas mortes, 148 desabrigados e mais de 500 desalojados. No total, segundo balanço do órgão estadual divulgado às 12 horas, 965 pessoas foram afetadas por alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
Em Laranjeiras do Sul, no Sudoeste do Paraná, o deslizamento de um barranco causou a morte de duas pessoas. Mariza Terezinha de Azevedo e a filha dela, Marcela Negrelli de Azevedo, de 4 anos, foram retirados dos escombros nesta manhã.
Até o momento, segundo a Defesa Civil do Paraná, tiveram estrago pela chuva, sobretudo, municípios do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Integram a lista: São Tomé, Prudentópolis, Santa Tereza do Oeste, Laranjeiras do Sul, Irati, Mallet, Imbituva, Teixeira Soares, Ponta Grossa, Colombo, Campo Largo, Piraquara, e Curitiba.
A capital paranaense aparece no balanço com três casas danificadas e dez pessoas afetadas, mas os dados são preliminares. Na região conhecida como Vitória Régia, dentro da Cidade Industrial de Curitiba, moradores relatam que o rio não parava de subir nesta manhã.
A Defesa Civil de Curitiba relata que o pior alagamento ocorre na Caximba, onde um barco precisou ser levado para ajudar na retirada de moradores de alguns locais. Ainda não há um levantamento de quantas pessoas tiveram que deixar suas casas temporariamente até que a água baixe.
Na região metropolitana, o Corpo de Bombeiros registrou chamados para a retirada de pessoas ilhadas em residências. As ocorrências foram registradas em São José dos Pinhais, Quatro Barras, Colombo e Almirante Tamandaré.
Aniele Nascimento/Agência de Notícias / No Parque Tingui, pontes foram cobertas pela água

O local onde houve o registro de maior número de ocorrências no estado foi Irati, com 680 afetados. Nesta cidade, 460 pessoas ficaram desalojadas e 40 desabrigadas. No total, 300 casas e uma edificação pública ficaram danificadas.
Em Laranjeiras do Sul, 100 ficaram desabrigados e 25 casas sofreram danos. Em Prudentópolis, 32 pessoas ficaram desalojadas e oito desabrigadas. Santa Tereza do Oeste registrou 80 afetados pela chuva.