domingo, 23 de junho de 2013

Brasileiros na Suíça estão sendo proibidos de protestar na porta da sede da Fifa, em Zurique.

fifasede

A manifestação está programada para acontecer na quinta-feira, mas, diante da recusa da prefeitura da cidade em permitir o protesto lá, ela terá de ocorrer no local determinado pelas autoridades, longe da entidade

Enquanto isso, a Fifa não escondia nesta terça-feira o mal-estar diante da situação e agora argumenta que são apenas “convidados” no Brasil. Fontes internas confessaram que a cúpula da entidade está perdida e que não esperava as manifestações – uma das críticas do manifestantes é contra a Copa no País.

A onda de protestos pelas cidades brasileiras está pegando a Fifa de surpresa. O próprio presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke deram declarações consideradas internamente como desastrosas. Há dois dias, Valcke disse em um seminário no Rio que estava “convencido de que se o Brasil ganhasse a Copa, as críticas seriam esquecidas”.

Já Blatter insistiu que o futebol é “mais forte que a insatisfação das pessoas”. Na terça-feira, o discurso era outro: “Somos convidados ao Brasil”. Por enquanto, a estratégia da entidade é a de apontar que a insatisfação do povo é com o governo.


A Fifa, inclusive, organizou uma coletiva de imprensa para, coincidentemente, falar do legado social e ambiental da Copa. Segundo os dados da entidade, 1% de sua renda vai para questões sociais. Mas a entidade se recusou a falar quanto era esse valor em comparação ao salário de Blatter.