segunda-feira, 17 de junho de 2013

Após início pacífico, manifestantes e polícia entram em confronto no RS

Manifestação em Porto Alegre nesta segunda-feira (17) (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Brigada Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para conter manifestantes na noite desta segunda-feira (17) em Porto Alegre. O Batalhão de Operações Especiais fez um cordão de isolamento na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, perto da Avenida Erico Verissimo. Depois de um início de protesto pacífico, ainda no centro, houve atos de vandalismo durante a caminhada.
Por volta das 18h, cerca de 3 mil pessoas se reuniram em frente à Prefeitura de Porto Alegre, de acordo com a Brigada Militar. Os manifestantes se deslocaram pela rua João Pessoa, no Centro de Porto Alegre, e seguiram a marcha até o bairro Cidade Baixa. As pessoas que participam ressaltam que a ida às ruas é contra custo de vida, a realização da Copa do Mundo no Brasil e o aumento da passagem do transporte público. Manifestantes ressaltam, ainda, que este não é um protesto por centavos, mas por direitos.Mais cedo, alguns manifestantes viraram contêineres na Avenida João Pessoa na esquina com a Rua Venâncio Aires. Em seguida, pessoas que caminhavam de forma pacífica ajudavam a levantar as lixeiras. Também pedras foram jogadas em vidros e estabelecimentos comerciais da avenida João Pessoa. Os manifestantes que realizam ações não pacíficas, jogando pedras em estabelecimentos comerciais, estão sendo vaiados pelo resto da multidão.Os manifestantes estavam inicialmente concentrados em uma das faixas da avenida, uma das principais de Porto Alegre, mas chegaram a tomar os dois sentidos da rua. Às 20h20, manifestantes jogaram um rojão dentro da loja da Honda na esquina da Avenida da Azenha com a Ipiranga. Naquele momento, os próprios manifestantes faziam contenção de quem não se comportava de maneira adequada.
O trânsito nas ruas centrais de Porto Alegre está lento. A avenida João Pessoa está bloqueada, assim como parte da Salgado Filho. De acordo com a Empresa de Transporte Público e Circulação (EPTC), conforme os manifestantes deixam as ruas, elas são liberadas para os veículos, como mostram as imagens do RBS Notícias, da RBS TV (confira no vídeo abaixo).
Manifestação contra aumento de passagem em Novo Hamburgo, RS (Foto: Alexandre dos Santos)Na concentração, por volta das 18h, manifestantes ocuparam na totalidade a Praça Montevidéu, além de parte do Largo Glênio Peres e outras ruas da Zona Central da cidade. Eles caminham e gritam palavras de ordem. O ato nacional contra o aumento da passagem na capital do Rio Grande do Sul começou por volta das 18h. De acordo com a Brigada Militar, 180 homens foram deslocados para acompanhar os protestos na capital do RS. Esse número envolve o 9º Batalhão, 4º Regimento, Pelotões de Operações Especiais e Batalhão de Operações Especiais. A orientação é acompanhar os manifestantes e evitar destruição do patrimônio público.
Uma outra manifestação ocorre também em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A concentração foi na Praça do Imigrante, na região central do município, e percorre as principais avenidas. Os manifestantes dirigem-se agora para a frente da Câmara de Vereadores. Segundo a Brigada Militar, entre 2 e 3 mil pessoas participam do protesto.
O protesto da última quinta-feira (14) em Porto Alegre reuniu cerca de 2 mil manifestantes. Prédios no centro da cidade foram danificados.
Os protestos na capital gaúcha começaram em março, depois que a prefeitura anunciou um aumento no preço das passagens, de R$ 2,85 para R$ 3,05. Uma liminar suspendeu o reajuste, mas as empresas de transporte brigam na justiça pelo aumento. Já os manifestantes querem garantir que o preço das passagens não volte a subir.