segunda-feira, 17 de junho de 2013

A ação com todos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidospara preparação das equipes de segurança que vão atuar na Copa das Confederações



Uma pessoa foi feita refém, no Estádio de Pituaçu, por um homem armado. Resgatado pela Companhia de Operações Especiais (COE/BA), a vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde houve a simulação imediata de transferência para um hospital da rede estadual. O sequestrador, que já havia matado outra pessoa, foi baleado. A cena faz parte de uma simulação realizada nesta sexta-feira (14), como preparação das equipes de segurança que vão atuar na Copa das Confederações, que começa neste sábado (15).
Também é feita uma simulação de desarmamento de artefato explosivo, com a utilização do robô e do kit antibomba entregues quinta-feira (13) no Parque Tecnológico. A ação conta com todos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no planejamento de segurança pública para a Copa das Confederações. O exercício é feito por militares da Marinha, do Exército, das Forças Armadas, agentes da Polícia Federal, além de servidores das polícias Militar, Civil e Técnica da Bahia, e outros órgãos.

Como parte da simulação, um ônibus saiu do Hotel Catussaba, em Stella Maris, em direção ao Estádio de Pituaçu, como se tivesse transportando uma equipe de futebol e sua delegação. Com os participantes protegidos por agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar baiana no estádio, foi desenvolvida uma série de operações com as equipes de segurança.

Turista português, o gerente de restaurante Jailson está no Brasil há três semanas com a mulher e a filha. Hospedado no Catussaba, ele se interessou pela movimentação, e, ao procurar saber do que se tratava, elogiou a operação. “O que se diz do Brasil no exterior não é verdade. Sentimo-nos seguros durante os dias que estamos aqui. É bom ver esta preparação toda. Os turistas, quando se sentem seguros, vêm em massa”.