sexta-feira, 19 de abril de 2013

Secretário discute soluções para Ferrovia Oeste-Leste


O secretário da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu pela primeira vez com o novo ministro dos Transportes, César Borges, nessa quinta-feira (18/4), em Brasília. Projetos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a recuperação de oito rodovias federais que atravessam o estado foram discutidos, ponto a ponto, com o ministro.

O secretário Rui Costa, à frente do monitoramento dessas demandas por parte do governo baiano, apresentou ao ministro os principais desafios a serem ultrapassados. Os quatro primeiros lotes da Fiol, que interligarão Ilhéus a Caetité, abriram a pauta da audiência. Em relação aos lotes seguintes (5 ao 9), Rui Costa pontuou a expectativa do Governo para que seja dada a licença de implantação, seguindo as exigências ambientais, a cargo do Ibama.

Oito estradas federais foram destacadas pelo secretário, a exemplo das BR’s 135, 235, 116 e da BR-415. Esta última liga os municípios de Ilhéus a Itabuna, sua duplicação faz parte de um desenvolvimento estruturante na Bahia, composto por Fiol, Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus. “Tratamos com o ministro das demandas das obras estruturantes. O estado tem compromisso com essas realizações. A infraestrutura é o setor primordial para o crescimento, para a atração de fábricas, geração de empregos”, disse Costa.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, quando o governador Jaques Wagner estará presente. O objetivo, segundo Rui Costa, é discutir os detalhes das obras nas BR’s e as questões relativas à Fiol. Ficou acordado ainda que, na oportunidade, será decidido o cronograma das ordens de serviço das passarelas da Via Expressa.

Ainda na agenda em Brasília, o secretário discutiu as questões dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e com o presidente do Incra, Carlos Guedes. “Solicitamos que houvesse destinação específica de maquinário para uso exclusivo dos assentamentos”.

Rui Costa explicou que nos assentamentos do semiárido do estado, onde houve perda de rebanho e produção, serão necessários maquinário e obras de estrutura hídrica para retomada do desenvolvimento da agricultura. O secretário das Relações Institucionais da Bahia, César Lisboa, e o deputado federal Valmir Assunção também participaram da reunião.