terça-feira, 16 de abril de 2013

Policia Americana investiga "ato terrorista" na Maratona de Boston


O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, descreveu como 'um potencial inquérito sobre terrorismo' as investigações sobre as duas fortes explosões que deixaram pelo menos três mortos e mais de cem feridos na segunda-feira na linha de chegada da Maratona de Boston.
Segundo os investigadores, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelas explosões, em um dos feriados mais cívicos da cidade, o Dia dos Patriotas. Mas as explosões entre a multidão de espectadores da maratona levantaram temores de um ataque terrorista.

O presidente Barack Obama tomou cuidado para não usar as palavras "terror" ou "terrorismo" durante seu pronunciamento na Casa Branca na segunda, após as explosões, mas uma autoridade do governo, que falou em condição de anonimato, afirmou que as explosões estavam sendo tratadas como um ato de terrorismo.
"Nós descobriremos quem fez isso. Descobriremos por que fizeram isso", disse Obama. "Qualquer indivíduo ou grupo responsável sentirá o peso total da Justiça."

As bombas explodiram com uma diferença temporal de poucos segundos, próximo à linha de chegada em uma das corridas mais prestigiadas do mundo, deixando ao menos três mortos, incluindo um menino de oito anos, e ferindo 144, 17 deles em estado crítico.
O FBI está encarregado de investigar as explosões e pede qualquer imagem, qualquer vídeo e fotos captados pelos espectadores da maratona. Uma autoridade de segurança da Europa afirmou nesta terça-feira que as evidências iniciais indicavam que os ataques não foram feito por homens-bomba. "Até agora, investigadores acreditam que não foi trabalho de suicidas, mas ainda é muito cedo para descartar essa hipótese completamente", afirmou.

O Taleban do Paquistão, que com frequência ameaça os EUA por seu apoio ao governo paquistanês, negou nesta terça que tenha quaisquer relações com as explosões.
Com pouca informação oficial para orientá-los, membros do Congresso afirmam que havia pouca ou nenhuma dúvida de que se trata de um ato de terrorismo. "Só não sabemos se foi estrangeiro ou doméstico", afirmou o congressista Michael McCaul, presidente do Comitê de Segurança Interna.

Sangue e fumaça
Na linha de chegada da maratona, vítimas ensanguentadas foram inicialmente levadas para uma tenda médica montada no local para atender os corredores da maratona. Serviços de emergência se deslocaram para a área das explosões, que foi rapidamente isolada pelas autoridades.

Autoridades médicas afirmaram que ao menos oito vítimas sofreram amputações . Muitas teriam sido atingidas por pregos e parafusos - que teriam sido usados na confecção dos artefatos explosivos.
No Hospital Geral de Massachusetts, Alasdair Conn, chefe dos serviços de emergência, disse: "Isso é algo que eu nunca vi nos meus 25 anos aqui... essa quantidade de carnificina em meio à população civil. Isso é o que eu esperaria de uma guerra."