quinta-feira, 11 de abril de 2013

Operação Galeno: Cinco pessoas são detidas pela PF acusadas de venda ilegal de medicamentos no ES

Divulgação


Cinco pessoas foram detidas pela Polícia Federal do Espírito Santo acusadas
de tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de medicamentos sem registro e posse irregular de munição.

As apreensões aconteceram durante a Operação Galeno, realizada nesta semana, para o combate ao tráfico ilegal de medicamentos na Grande Vitória e Guarapari/ES. De acordo com a Polícia Federal, entre os detidos estão proprietários e farmacêuticos.
A operação, realizada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA), resultou ainda na apreensão de centenas de caixas de medicamentos controlados e insumos para manipulação, além de dezenas de receituários médicos falsificados e em branco, medicamentos e anabolizantes sem registro no órgão de vigilância sanitária, insumos para manipulação com alteração de validade.
Armas de fogo e carimbo médico falsificado também foram apreendidos. De acordo com a polícia, todo o material era direcionado ao comércio ilegal de medicamentos sem o devido controle dos órgãos competentes. Outros detalhes da operação serão divulgados pela Polícia Federal , nesta sexta-feira (12).
A Polícia Federal/ES e a ANVISA alertam a população no sentido de que a utilização de medicamentos controlados deve ser pautada no devido acompanhamento médico, pois pode representar graves danos a saúde e integridade física e mental dos usuários.