quinta-feira, 4 de abril de 2013

Matadouro Municipal de Itororó volta a mídia no programa CQC da Band


Dr. Dario Kist e Oscar Filho apresentador do CQC da Band - Foto: Keile Araújo

Dr. Dario Kist e Oscar Filho apresentador do CQC da Band – Foto: Keile Araújo
A cidade de Itororó retorna a mídia televisiva novamente por causa do matadouro municipal. Agora foi a vez do apresentador Oscar Filho do Programa CQC da Rede Bandeirantes de Televisão visitar o matadouro na tarde desta quinta-feira, 04.
Acompanhado do Dr. José Dario Kist, ex-promotor da cidade e autor da denúncia na época, a equipe do CQC percorreu as dependências do local fazendo filmagens e entrevistas.
Perguntado sobre os problemas que abrangem o matadouro de Itororó e porque o promotor moveu uma ação civil visando a interdição do órgão, Dr. Dario respondeu: “O fundamento da ação situa-se nas graves irregularidades do ponto de vista ambiental e de saúde pública de que tais empreendimentos padecem. As péssimas condições higiênicas e sanitárias existentes nos matadouros geram inúmeros riscos de transmissão de doenças graves, como artrite infecciosa, carbúnculo hemático, coriza gangrenosa, encefalomielites infecciosas, enterites septicêmicas, linfagite ulcerosa, tuberculose, peripneumonia contagiosa, raiva e pseudo-raiva, neurocisticercose, leptospirose, toxinfecção alimentar e toxoplasmose”.
Matadouro Municipal de Itororó - Foto: Keile Araújo

Não obedecendo à Portaria 304/96, o matadouro municipal de Itororó foi interdidato no último dia 30 de novmebro de 2012 e após vários protestos por parte dos magarefes e açougueiros, o prefeito na época Adroaldo Almeida homologou junto Juiz de Direito da Vara Civil da Comarca de Itororó, Dr. Marley Cunha, um pedido oficial de RECONSIDERAÇÃO EM PARTE pela decisão proposta pelo Ministério Público e acatada pelo Juiz local em interditar o matadouro municipal; e apresentou ainda um relatório de melhorias que seriam feitas no local. O matadouro foi reaberto no dia 06 de dezembro, as melhorias iniciadas e finalizadas pela gestão atual do prefeito Marco Brito, segundo fontes do Governo.
Foto: Keile Araújo

Na entrevista, entre alguns problemas citados por Dr. Dario, está também o fato do mataoduro não ter um veterinário de prontidão para verificar a saúde do gado que será abatido. Segundo o Promotor, ele mesmo já visitou o estabelecimento e jamais encontrou o responsável pela parte veterinária dos animais.
O matadouro carrega em sua estrutura e na forma do abate um problema de décadas.
Segundo a produtora do CQC não existe ainda uma data exata para o programa ir ao ar, mas, isso poderá ocorrer na próxima segunda-feira, 08 ou na semana seguinte.