quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mais de 15 mil pessoas estão presas no Espírito Santo. Saiba quais são os crimes mais cometidos


Reprodução

Com uma população de pouco mais de 3,5 milhões habitantes, o Espírito Santo conta com aproximadamente 15,2 mil presos. A atual população carcerária capixaba se aproxima do número total de habitantes de municípios como Marechal Floriano e João Neiva, segunda estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A quantidade de detentos é quatro vezes maior que estados com quase o mesmo número de habitantes, como Alagoas, Sergipe e Piauí.
Em Alagoas, por exemplo, a população é de 3,1 milhões de pessoas, com pouco mais de 4 mil presos. Em Sergipe, onde há aproximadamente dois milhões de habitantes, 4.270 são detentos. E dos mais de três milhões de moradores de Sergipe, 3,2 mil estão nas cadeias.
Crimes mais cometidos
Segundo dados do InfoPen (Ministério da Justiça), até dezembro de 2012, o Espírito Santo registrava 6.455 detidos por tráfico de entorpecentes. Detentos por crimes contra o patrimônio, como furto simples, estelionato e extorsão mediante sequestro somavam 5.838.
Além disso, presos por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo, comércio ilegal de armar, e tráfico internacional de armamentos somavam 2.215 detentos.

O levantamento do Infopen mostra ainda, que 7.129 presos eram procedentes de municípios de regiões metropolitanas do Espírito Santo.
Presos custodiados
Até dezembro de 2012, o Espírito Santo registrava 6.364 presos provisórios. Outros 5.897 cumpriam penas em regime fechado. Presos em regime semi-aberto somavam 2.381.