quinta-feira, 25 de abril de 2013

Juiz Antônio Leopoldo é condenado por receber proprina para favorecer presos

Divulgação


O juiz aposentado Antônio Leopoldo Teixeira foi condenado, nesta quarta-feira (24), a cinco anos e seis meses de prisão pelo crime de corrupção passiva. Além de pena, em regime semiaberto, ele terá que pagar multa de dois salários mínimo. De acordo com a denúncia, ele é acusado de cobrar propina para favorecer sentenças a detidos no sistema carcerário capixaba.
O servidor público Valderis Martins, que trabalhava junto com Leopoldo na época da fraude, também foi condenado pelo crime de corrupção. A decisão foi tomada pelo desembargador Adalto Dias Tristão, relator da apelação, e acompanhada pelos magistrados Manoel Rabelo e Willian Silva.
O acusado tinha sido inocentado pelo juiz Alexandre Farina, mas o Ministério Público do Espírito Santo recorreu da sentença. Leopoldo é acusado ainda, junto com o coronel da reserva da Polícia Militar Walter Gomes Ferreira, de ser um dos mandatos do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, morto no dia 24 de março de 2003, em Itapoã, Vila Velha.
Na semana passada, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo começou a julgar recurso da defesa de Leopoldo. Por dois votos foi mantida a decisão de primeira instância que mandou Antônio Leopoldo a júri popular pela morte do magistrado.