domingo, 14 de abril de 2013

Finalmente, Porto Sul está pronto para sair após acordo

Cantado em verso e prosa como uma das obras de infraestrutura que a Bahia mais precisa, aparentemente chegou, enfim, a hora do Porto Sul sair do papel. O Governo do Estado, após muitas negociações e explicações, aparentemente conseguiu chegar a um denominador comum com o Ministério Público para dar início às intervenções em Ilhéus.

O grande problema residia no fato de que a instituição investigadora não estava suficientemente convencida da eficiência e lisura do processo de contratação para erguer o porto. De acordo com os promotores de Justiça, a licitação seria o modelo ideal de convocação para as construções, como em qualquer processo público comum.

O governo, porém, se desdobrou e conseguiu convencer o MP de que os interesses na construção eram bastante específicos e que não demandavam uma concorrência pública. Jaques Wagner convenceu, então, os promotores de que os R$ 5 bilhões necessários para construir dois portos serão bancados totalmente pela iniciativa privada.

A ideia é que a empresa Bamin seja responsável por um e uma espécie de leilão seja feito pela construção do outro. Todos os acordos serão feitos mediante Sociedades para Fins Específicos (SFE). Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em maio haverá formalização das SFEs e as obras podem estar bem perto de começar.