quarta-feira, 24 de abril de 2013

Carro que atropelou Ana Maria Braga vai viajar 50 km sozinho no ES


Carro anda sozinho pela campus da Ufes (Foto: Reprodução/TV Gazeta)




O carro autônomo, projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai viajar sozinho de Vitória, capital do Espírito Santo, até Guarapari, região da Grande Vitória. O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto, disse, nesta quarta-feira (24), que a intenção é fazer o veículo percorrer sozinho a distância de cerca de 50 quilômetros que separam as duas cidades. A viagem deve ser realizada em 2014. O carro foi apresentado ao vivo no programa 'Mais Você' desta segunda-feira (22), quando uma falha humana causou um acidente que atropelou a apesentadora Ana Maria Braga.Segundo o professor, apesar do acidente ao vivo, o carro demonstra segurança para circular e a ideia de levá-lo a Guarapari  já fazia parte do projeto. “Já tínhamos essa ideia, é um projeto que foi aprovado e está em execução. Algumas pesquisas ainda têm que ser realizadas para levá-lo a Guarapari. Está em desenvolvimento o sistema de reconhecimento das cores do sinal de trânsito. As placas de trânsito ele já reconhece, como proibido estacionar e ultrapassar. São testes que ainda estamos fazendo para fazer com que ele viaje”, explicou Alberto de Souza.
O professor também contou que o carro está sendo preparado para andar em velocidades mais altas. “Vamos melhorar o desempenho do carro em velocidades altas. A velocidade de segurança dele hoje é de 36km/h e queremos elevar para 60km/h e depois 80km/h. Além disso, vamos trabalhar nele o reconhecimento dos veículos que passam ao seu lado, para reagir a possíveis comportamentos dos outros carros”, contou.
Depois dos ajustes, de acordo com o professor, o carro deve estar pronto para ganhar as estradas no segundo semestre de 2014. Antes disso, o carro autônomo vai viajar algumas vezes no modo manual, com alguém dirigindo, para que ele reconheça o percurso e as condições das pistas. Os trabalhos são realizados visando a diminuição deste prazo.
Repercussão positiva
Após o episódio do atropelamento ao vivo da apresentadora Ana Maria Braga, Alberto conta que mais pessoas despertaram o interesse de conhecer o projeto. “Foi muito positiva a ida ao programa, porque as pessoas se interessaram sobre o nosso projeto. Os alunos continuam trabalhando bem, muitos outros vieram nos parabenizar. A Ana Maria Braga foi maravilhosa, sempre demontrou cuidado com a gente, virei fã dela agora. Estou muito animado com a perspectiva de nosso projeto”, afirmou o professor.