segunda-feira, 15 de abril de 2013

Barbacena decreta situação de emergência por falta de água

 

A Prefeitura de Barbacena decretou situação de emergência por falta de água na cidade, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a administração pública, cerca de 80 mil habitantes estão com o abastecimento de água comprometido. A prefeitura informou que foram disponibilizados quinze caminhões pipa para atender a demanda do município. A decisão foi tomada após uma reunião, que aconteceu na noite deste sábado (13).
O problema surgiu depois que criminosos tentarem roubar 40 mil litros de diesel de um oleoduto da Petrobras na última quinta (11). Na fuga, os suspeitos acabaram provocando um acidente ambiental. A carreta não conseguiu passar por uma estrada de terra e o combustível foi jogado fora, atingindo o solo e um córrego. O motorista foi detido. Funcionários da Petrobras e do serviço de abastecimento da prefeitura trabalham para conter os riscos ambientais provocados no local. A polícia continua com o processo de investigação do caso.
Neste domingo (14), a prefeitura informou que uma equipe técnica da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), vai montar um sistema de captação provisória em uma área distante do local afetado.

Segundo a administração pública, por meio de uma balsa com sistema de bombas alimentadas por geradores, a água vai ser transportada por tubulação até a estação de tratamento, para distribuição.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Barbacena, a Região Noroeste da cidade, abastecida pela Copasa, não foi afetada pelo acidente por receber água de outro manancial.

A prefeitura informou que um Comitê de Crise foi instalado para analisar a situação, que vai demorar a se normalizar. Conforme a administração pública, a captação de água ainda vai ficar prejudicada por vários dias.