sábado, 20 de abril de 2013

Acorda Camacã: Projeto de lei prevê 'muralha eletrônica' em Sorocaba, SP


Câmeras devem ser instaladas em todas as entradas da cidade.
Medida tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de carros.
Um projeto de lei em Sorocaba (SP) prevê a criação de uma muralha eletrônica, um sistema de monitoramento por câmeras em todas as entradas da cidade. A medida tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de carros.

Um levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) mostra que no ano passado 261 veículos foram roubados em Sorocaba por mês. O índice é maior que o de 2011, quando foram registrados 197 crimes.

Sorocaba possui atualmente 41 câmeras espalhadas pela cidade, que ajudam no combate a alguns tipos de crimes, principalmente no tráfico de drogas. Apesar disso, a Secretaria de Segurança Comunitária Municipal quer complementar a rede de monitoramento, instalando a “muralha eletrônica”, direcionada ao trânsito.
saiba mais


Na central de monitoramento, um mapa permite ver pontos onde 32 novas câmeras devem ser instaladas. Segundo o secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, os equipamentos permitem a leitura de placas. “O sistema pode, por exemplo, localizar um veículo roubado”, explica o secretário.

O mapeamento prioriza locais de acesso à cidade. Com a implantação da “muralha”, a meta é diminuir em 25% as estatísticas de roubos e furtos de veículos em Sorocaba.

Em Sorocaba, as primeiras câmeras de leitura de placas começam a ser implantadas ainda este ano. Inicialmente, dez câmeras serão instaladas. A implantação total do sistema deve ser concluída.