segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ação prende homem suspeito de apologia ao nazismo em Americana

Imagem de agressão de homem a morador de rua em Belo Horizonte (Foto: Pedro Munhoz/Arquivo pessoal)

Um auxiliar de ourives foi preso, na tarde deste domingo (14), por suspeita de apologia ao nazismo, em Americana (SP). Segundo a assessoria da Guarda Municipal, o rapaz de 25 anos foi encontrado na rodoviária ao chegar de viagem à capital paulista. Ele era investigado pela Polícia Civil de Belo Horizonte (MG), após suposto ataque a um morador de rua, e será indiciado por apologia ao crime e formação de quadrilha.

A assessoria da Guarda informou que o auxiliar ficou hospedado em dois hotéis da cidade, desde quinta-feira (18), por causa da namorada. Com ele foram apreendidos três facas, um facão e um soco inglês. A Delegacia de Crimes Cibernéticos, na capital mineira, também investiga a relação do suspeito com pessoas que divulgaram fotos com referências nazista e racista durante um trote na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O rapaz foi denunciado à corporação por representantes dos estabelecimentos, que estranharam as ações e comportamento do hóspede. Ele foi encontrado ao voltar da residência onde moram os avós da companheira.

Investigações
De acordo com a Guarda Municipal, o nome do auxiliar consta em pelo menos seis ocorrências registradas no estado de Minas Gerais, tipificadas em lesão corporal, agressão e ameaça. A corporação informou que as vítimas foram moradores de rua, negros ou homossexuais.

O suspeito negou fazer apologia ao nazismo. Após registro da ocorrência na delegacia de Americana, ele será levado por policiais a Belo Horizonte.